18 de mai. de 2011

Cooperativa Recooperar de São Gonçalo

"A Cooperativa ReCooperar de São gonçalo foi instituída em 15 de fevereiro de 2.007. Foram 36 sócios fundadores. Tudo resultado do Diagnóstico Socioeconômico dos catadores d ematerial reciclável urbano dos municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Niterói", onde foram entrvistados 657 catadores, destas três cidades, parte integrante do Projeto Recooperar e com patrocínio PETROBRAS.

Os primeiros doadores foram a TIM do Brasil e a FAETEC.

A presidência da cooperativa foi reconduzida ao mandato, pela segunda vez. Em 2.008, o presidente, Seu Sérgio, foi entrevistado pelo jornalista Edney Silvestre, no dia do Meio Ambiente, no palácio do Catete. A cooperada Conceição Macedo obteve a segunda colocação da "Mulheres Empreendedoras", do SEBRAE.

Em 2009, a crise econômica mundial, capitaniada pela "bolha imobiliária americana" abalou profundamente os cooperados. Pois, o terceiro setor, onde as cooperativas de prebeneficiamento de recicláveis, se encontra são dependentes do segundo (comércio, indústrias, fábricas e similares). A matéria prima estava com valores irrisórios...

Passados mais de um ano a cooperativa encontra-se em nova estapa de vida!

Em 2010, a Recooperar São Gonçalo foi premiada pela Fundação Banco do Brasil, através do "Valores do Brasil", na área de Educação Ambiental, no setor de fitilhagem.

Em 2011, já estão ou permanecem como comprometidos em doar para eles, através da Lei 5.940 a Base de Hidrografia da Marinha de Niterói; Base dos Fuzileiros Navais em São Gonçalo; e Centro de Mísseis e armas submarinhas. Além do Consórcio Barra da Tijuca, do empreendimento da Cidade da Música; Proteste; Porto Seguro; TIM do Brasil; Colégio Pereira Rocha (São Gonçalo) e Estação do Aprender (Niterói), Condomínio Tour Marcelle, entre outros."

Presidente: Sergio Moacyr Pimenta de Oliveira



6 comentários:

  1. Gostaria de saber se a recooperar trabalha com livros... Tenho uma grande quantidade de livros didáticos antigos. Se a resposta for sim, gostaria de saber se recolhem.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria se saber se recolhem o material reciclável na residência?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria se saber se recolhem o material reciclável na residência?

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se retira no local

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se vocês reciclam cascos de cerveja

    ResponderExcluir